MediaTek anuncia Dimensity 720, outro chip intermediário com 5G

A MediaTek está expandindo sua linha de chips com conectividade 5G integrada, com o lançamento do chip intermediário Dimensity 720. O processador não possui um dos núcleos de altíssimo desempenho lançados recentemente, mas tem 5G de alta capacidade.

O Dimensity 720, fabricado em 7 nm, é composto por dois núcleos Cortex-A76 e seis núcleos Cortex-A55, todos com clock máximo de 2 GHz. O chip deverá ser concorrente direto do Snapdragon 690, porém este conta com um núcleo Cortex-A77, que tem poder de processamento superior.

Outras especificações incluem o chip gráfico Mali-G57MC3, e o suporte para até 12 GB de RAM LPDDR4X, além de armazenamento do tipo UFS 2.2.

Fonte: MediaTek/DivulgaçãoFonte: MediaTek/DivulgaçãoFonte:  MediaTek 

Há também o suporte para telas com resolução máxima FHD+ (2520 x 1080 pixels), com até 90 Hz, e reprodução de vídeos em HDR+.

No quesito câmeras, o chip suporta um sensor de 64 MP, ou sensor duplo de 20 + 16 MP, com recursos de IA.

5G decente

Se o Dimensity 720 pode não ser tão adequado para equipar aparelhos com hardware potente, indicados a usuários mais exigentes, pelo menos ele vai permitir o lançamento de celulares mais baratos com excelente conexão à internet.

Segundo a MediaTek, o SoC é integrado com o modem 5G “mais energeticamente eficiente de sua categoria". A velocidade máxima de download suportada é de 2.34 Gbps, e o modem conta com tecnologias exclusivas que maximizam o desempenho da rede sem gastar energia em excesso. Além disso, ele suporta redes 5G nos padrões NSA (necessita de componente extra) e SA Sub-6 GHz.

Com essas especificações, o Dimensity 720 poderá ser um bom concorrente para o Snapdragon 690. No entanto, o processador do Qualcomm sai na frente por ter sido lançado há mais tempo e por ter um núcleo Cortex-A77.

De qualquer forma, a disputa pelo mercado poderá ser definida pelos preços dos componentes.