Confirmado: SSD do Xbox Series X é um modelo PCIe 3.0 M.2 de 2400MB/s da WD

As especificações do armazenamento interno do Xbox Series X foram confirmadas e o console utiliza um SSD da Western Digital similar ao que temos no PC. O youtuber Rato Borrachudo desmontou o dispositivo em uma transmissão na Twitch e exibiu em detalhes o componente de armazenamento, que segue o formato M.2 e, surpreendentemente, utiliza o padrão PCIe 3.0.

Enquanto a maioria dos SSDs para PC utilizam o formato 2280, o dispositivo utilizado no Xbox Series X vem no tamanho 2230, que é bem compacto e, ainda assim, traz 1 TB de espaço de armazenamento. O dispositivo não é soldado, como acontece no PS5, o que permite realizar a troca do componente.


(Imagem: Rato Borrachudo/Twitch)

Apesar de não ser soldado, o produto está bem escondido. Além de ser parafusado como qualquer SSD M.2, o dispositivo conta com uma cobertura metálica e que possui pasta de resfriamento em ambos os lados. Com isso, o processo de alcançar o componente não é para qualquer um.

Performance do SSD do Series X

Em relação ao desempenho, o SSD do Xbox Series X é fabricado pela Western Digital e é um modelo OEM, que só é vendido para empresas. Segundo as informações presentes na etiqueta, o console utiliza o WD SN530, modelo NVMe no padrão PCIe 3.0.

- Continua após a publicidade -

A presença do PCIe 3.0 é um fator bastante surpreendente, já que o sistema suporta o padrão mais recente PCIe 4.0. A empresa também utiliza a tecnologia no cartão de armazenamento externo da Seagate, que também já foi desmontado.


Página do SN530 no site da Western Digital. (Imagem: Western Digital/Captura de tela)

Segundo a tabela de especificações presente no site da Western Digital, o SSD presente no Xbox Series X conta com velocidade de até 2.400 MB/s de leitura e escrita de 1.950 MB/s. No Xbox Series X, o dispositivo alcança até 4.800 MB/s utilizando técnicas de compressão e a arquitetura Velocity, que permite a existência de recursos como o Quick Resume.

O SSD da Western Digital também conta com durabilidade de 400 TBW (Terabytes Written). Um modelo com 100 TBW consegue funcionar por cinco anos sem apresentar problemas com uma alta carga de gravação de 50 GB por dia. Ou seja, o componente presente no Xbox Series X é bastante resistente. 

Guia completo sobre SSD - Tecnologias, formatos, capacidade, testes, preços e mais

A presença de um SSD aos moldes do que usamos no PC pode ser um bom sinal para quem pretende fazer upgrades de armazenamento no Xbox Series S e X. Até o momento, porém, a Microsoft não comentou oficialmente sobre o assunto.